Notícias e Comunicados

Mensagem do Presidente

Foi com grande satisfação e honra que tive o meu nome indicado e aprovado pelo Conselho Consultivo e homologado pelo Conselho Deliberativo do GNGaúcho. Com isso, a partir desta data, terei a honra e o privilégio de nortear os caminhos do Gaúcho no próximo biênio, que vai de 15/12/2020 a 12/2022. A minha gratidão ao presidente Milton Luiz Dossena, pois quis o destino que esta administração 2018/2020 iniciasse o enfrentamento a uma das piores crises de saúde pública e econômica provocadas pela pandemia do vírus COVID 19. Somente um Conselho unido e comprometido com suas responsabilidades poderia ter superado tão bem este momento adverso.
Eu, Nildo Machado, matricula nº 16608, me criei dentro do GNGaúcho como se os seus agradáveis ambientes fossem uma extensão do meu próprio lar. Associação de importância tradicional quase centenária e consagrada nos esportes e lazer, oferecido nas suas extensas áreas, bem distribuídas, nos seus mais de 11 mil m² da sede social e mais 7 hectares da sede campestre.
A partir de abril do ano 2021, ingressamos no 92º (nonagésimo segundo) ano de fundação do nosso Clube. Ao longo dos anos, o Gaúcho passou por muitas mudanças, deixando-o com características de uma sociedade moderna, transformando-o num Clube para o ano inteiro, com Salão de Festas, Academia, Sauna, Piscinas Olímpica e Térmica, Futsal, Judô, Caratê, Coral, DTG, Padel, Patinação, Danças, Escola Infantil Piazito, Sede Campestre, restaurante e cafeteria nos doze meses.
Eu, certamente, não conseguiria lembrar de tudo o que já vivi. Conheci muita gente no Gaúcho e, por sorte, tenho muitos amigos conquistados entre os associados. Também, penso, não teria espaço suficiente para contar 58 anos de história de associado. Ingressei no clube com título de proprietário no ano de 1962, quando Milton Barbosa da Silva, gestão 1962-1964, era o Presidente.
O Grêmio Náutico Gaúcho sempre se destacou dos demais clubes pelos seus inesquecíveis carnavais, nos quais mais de 2 mil pessoas participavam daqueles saudosos bailes, que ao final, saíam em bloco cantando alegres marchinhas pelas ruas do bairro. O Gaúcho é lugar de grandes amizades, muitas alegrias e viver sócio recreativo, onde criei os meus filhos e, agora, minhas netas. Almejo que o clube permaneça sendo essa espécie de segundo lar de todos os associados onde eu ainda busco, numa velhice tranquila, um espaço prazeroso de lazer pensado para o bom relacionamento familiar.
Neste ano de 2020, a pandemia da Covid-19 impactou sobremaneira a sociedade civil. Especialistas em diversos segmentos da saúde sinalizam que o arrefecimento das contaminações passa pelo "distanciamento social" e, nesse passo, tem-se visto a adoção de medidas favoráveis ao isolamento. E como ficam os clubes sociais, que não integram o rol de "atividades essenciais"? Eles fecharam suas portas para evitar o contágio entre seus associados e funcionários, o que faz surgir o legítimo questionamento: o sócio deve ou não pagar a mensalidade enquanto o clube estiver fechado?
Clubes possuem natureza jurídica de associação sem fins lucrativos. Não é por outro motivo que os usuários dos clubes são denominados "associados", que, nessa condição, contribuem mensalmente com o rateio das despesas que o clube enfrenta para regularmente funcionar. É errônea a generalização das relações entre usuários e clube deva ser regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, o mais recente posicionamento do STJ ponderou que "em virtude das diversas situações envolvendo clubes recreativos e seus associados, dependendo do caso concreto, pode haver a aplicação das normas do Código de Defesa do Consumidor".
Entendemos que a relação básica entre o clube e o sócio é de natureza civil e que o fechamento do clube, por conta da pandemia, não desautoriza o associado a pagar sua contribuição mensal. Entretanto, pelo decreto Municipal 27.757 de 14/10/2020, houve uma flexibilização para retomada dos esportes individuais e coletivos. Liberação de dias do funcionamento da academia, banhos de sol.
Mas é importante saber que um Clube Social não é somente serviço. Precisa promover eventos sociais que permitam ao nosso quadro associativo desfrutar do convívio social em eventos festivos como: Baile de Aniversário do GNG, Noite no Boteco, Festa Junina, festas Temáticas, dentre outros, bem como o Sarau da terceira idade. Queremos que Grêmio Náutico Gaúcho e seus associados façam deste Clube o lugar da amizade, da alegria, da integração, valorizando ainda mais a nossa história.
Durante 20 anos na Diretoria do GNG, fiz o possível para ajudar a manter o nome do GNGaúcho entre os maiores clubes do RS. Na gestão do Presidente José Erni com o importante apoio do Vice-presidente Administrativo e Marketing, Nelson João Heck, em outubro de 2000 criamos o DTG Herança de Tauras, o qual dirigi, como patrão, por 12 anos; criamos o Sarau para os associados da terceira idade, já ocupei o cargo de Secretário, Vice-Presidente Administrativo e Marketing, Vice-Presidente de Patrimônio, nesta última gestão. Agradeço a confiança em mim depositada, hoje eleito Presidente do Conselho Executivo do Grêmio Náutico Gaúcho 2020/2022.
Queridos associados e amigos, Natal é tempo de união, paz e reflexão. É tempo de acreditar e transformar o mundo, é tempo de esperança. Que este clima nos permita refletir o ano que se encerra, renovando a esperança de novos tempos. Feliz Natal e que 2021 não seja apenas uma mudança no calendário, mas uma mudança em nossas vidas. Que seja um ano repleto de luz, amor, saúde e prosperidade, com as bênçãos de Deus, o Grande Arquiteto do Universo!
Um Grande Abraço a todos,
Nildo Machado da Silva
Presidente – Grêmio Náutico Gaúcho

Novas flexibilizações: Clube liberado para lazer

Após aproximadamente duas semanas cumprindo as determinações do decreto nº 55.610, retomaremos a partir desta sexta-feira (18) o atendimento das nossas sedes também para lazer! A decisão, tendo como referência o retorno do sistema de cogestão regional, trará flexibilizações ao nosso funcionamento.
Veja quais as áreas que retornam o atendimento para lazer:
Sede Social
- Flexibilizações com vigência a partir desta sexta-feira (18).
- O que volta a funcionar para lazer: Piscina Olímpica e fim do sistema de agendamento prévio na Secretaria, Piscina Infantil, Playground, Sala de Jogos, área do Banho de Sol e áreas comuns.
> A utilização do Complexo Térmico permanece restrita para uso somente das práticas esportivas através do sistema de agendamento prévio na Secretaria. As saunas e banheiras de hidromassagem continuam fechadas.
Sede Campestre
- Flexibilizações com vigência a partir de sábado (19).
- O que volta a funcionar para lazer: churrasqueiras, piscina e áreas de lazer.
Para mantermos um retorno seguro a todos os associados e colaboradores reforçamos a importância do cumprimento das regras sanitárias tais como uso de máscara de proteção, evitar aglomerações, não compartilhar objetos pessoais, higienizar constantemente as mãos, respeitar o distanciamento social de no mínimo 2 metros e seguir as orientações gerais do Clube e colaboradores.
Um ótimo retorno!

Horários especiais de final de ano e recessos

Veja abaixo como serão os horários de atendimento das nossas sedes neste fim de ano e os recessos das modalidades esportivas, Spazio Benessere Fisioterapia e Escola Piazito.
>> HORÁRIOS ESPECIAIS NO NATAL E ANO NOVO
- Sede Social: dias 24 e 31/dez fecha às 12h e reabre às 14h do dia seguinte.
- Sede Campestre: dias 24 e 31/dez fechada e reabre às 10h do dia seguinte.
- Academia e Setores Administrativos: dias 24 e 31/dez funcionamento até às 12h. Retorno dias 28/dez e 04/jan de 2021.
- Secretaria: dias 24 e 31/dez funcionamento até às 12h. Retorno dias 26/dez e 02/jan de 2021.
>> RECESSOS
ESCOLA PIAZITO >> de 24/dez a 03/jan
SPAZIO BENESSERE >> de 23/dez a 05/jan
JIU-JITSU >> de 23/dez a 04/jan
JUDÔ >> de 24/dez a 03/jan
KARATÊ >> de 21/dez a 05/jan
MUAY-THAI >> de 24/dez a 03/jan
MODALIDADES AQUÁTICAS >> de 24/dez a 10/jan
PADEL >> de 23/dez a 04/jan
PATINAÇÃO >> de 18/dez a 28/jan
BASQUETE, VÔLEI e FUTSAL: Recesso no mês de janeiro